Logo AHERSP Associação de Hostess e Recepcionistas

Profissão hostess

Uma profissão que tem ganhado visibilidade no mercado de trabalho é a de hostess, principalmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo. A Associação de Hostess e Recepcionistas do Estado de São Paulo (AHERSP) oferece cursos inéditos de formação para quem deseja entrar na área.

Ser uma hostess ou um host, no caso dos homens, não é tarefa fácil. Além de saber receber bem, o profissional deve ser um mediador ente todos os departamentos do estabelecimento, sempre se preocupando com a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente. Ele funciona como a espinha dorsal, driblando eventuais problemas que ocorram com os demais funcionários da casa ou os clientes ou até mesmo, entre ambos, o que exige muita serenidade e bom humor.

Segundo pesquisa, a procura por profissionais dessa área tem aumentado muito e já desperta o interesse de hotéis, shoppings, mercados, joalherias, hospitais, além de bares, restaurantes, casas noturnas, feiras e eventos.

Somente em São Paulo, existem cerca de 90 mil estabelecimentos, conforme dados do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares e todos os dias a procura por este profissional qualificado tem aumentado consideravelmente.

Hostess versus Host

As mulheres ainda são maioria na profissão, mas os homens já estão conquistando seu espaço. Hoje restaurantes, bares e baladas já procuram casais. Solicitam também somente a figura masculina para dar um diferencial ao seu estabelecimento.

Marcelo Henrique Cardoso
AHERSP

Designed by NeoWare