Aloise Odontologia - Dr. Antonio AloiseDr. Antonio Aloise

Contato
(11) 3836-7606
aloiseodontologia@gmail.com

Seja Bem-vindo a Aloise Odontologia

Compartilhe a Aloise Odontologia

facebook Aloise Odontologia
twitter Aloise Odontologia
rss Aloise Odontologia

Tratamentos

CLÍNICA GERAL

Condutas preventivas:

  • limpeza
  • raspagem
  • aplicação de flúor
  • exame clínico para presença de cáries e doença periodontal
  • radiografias periapicais

Condutas corretivas:

  • restaurações de resina ("cor do dente") em dentes anteriores e posteriores
  • tratamento estético do sorriso ("troca das restaurações antigas e acerto da cor dos dentes")
  • tratamento da gengiva inflamada e sangrante
  • tratamento do mau hálito
  • tratamento estético da gengiva ("correção das gengivas aumentadas e anti-estéticas")

Os nossos tratamentos são realizados com aparelhos modernos tais como:

  • Ultrassom
  • Laser terapêutico
  • Radiografia digital
  • Cameras intraorais de alta resolução

ORTODONTIA

TRATAMENTO INFANTIL (até 14 anos)

Este tratamento é realizado por meio da ORTOPEDIA FUNCIONAL a qual é responsável pelo redirecionamento do crescimento crânio-facial. A técnica consiste em utilizar aparelhos removíveis desenvolvidos unicamente para cada pacientes na intenção de estimular o crescimento das áreas envolvidas no problema da criança.

Em alguns casos o tratamento de pacientes jovens deve ser realizado por maio do aparelho fixo (apenas nos dentes permanentes) uma vez que somente os dentes estejam envolvidos no problemas e não o crescimento facial.

Mas no entanto outros problemas podem se apresentar de uma maneira mais grave e ai são necessários aparelhos mais específicos que tracionam a face para que no futuro os dentes possam se ajustar perfeitamente, um exemplo destes casos é a utilização da máscara facial de Petit.

Dúvidas Frequentes:

Respostas fornecidas pelo Ortodontista Prof. Dr. Antonio Carlos Aloise

Qual a idade ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico/ortopédico em pacientes jovens?

Ultimamente não se coloca a idade do pacientes como um fator que impeça o início do tratamento. Então a resposta correta seria quanto mais cedo melhor! Mas cuidado se a criança não puder ou não quiser cooperar não adianta os Pais ou o Dentista quererem!

O meu filho(a) não usa o aparelho como deveria. O que eu devo fazer?

Esta situação é uma das mais comuns no consultório quando tratamos pacientes jovens. Em nossa clínica utilizamos um método o qual chamamos de Método do Estímulo Positivo e isto reduziu muito o problema de cooperação dos pacientes jovens.

Quanto em média dura um tratamento Ortopédico/Ortodôntico de um paciente jovem?

Esta é uma resposta difícil de se dar! Depende de vários fatores como a idade do paciente, tipo de problema, cooperação e habilidade do Ortodontista. Poderíamos dizer que tratamentos com tempo maior de 30 meses tem de ser muito bem indicados e o paciente e sua família deveriam ser apropriadamente avisados e instruídos sobre a gravidade do caso.

TRATAMENTO DOS PACIENTES ADULTOS JOVENS (entre 14 e 30 anos)

Geralmente envolvem a utilização de aparelhos fixos e algum outro dispositivo auxiliar. Estes casos normalmente envolvem os problemas restritos ao mau posicionamento dental, mas casos haja algum problema ósseo envolvido não haverá mais a oportunidade do uso da Ortopedia Funcional, então a opção de uma cirurgia reparadora da face pode-se fazer necessária.

Os problemas mais comuns no tratamento destes pacientes são a freqüência no consultório e a higiene apropriada e estas duas situações parecem vir do mesmo problema a falta de tempo devido ao numero excessivo de compromissos nestes tempos modernos! Para ajudar na solução a nossa clínica dispõem de dois endereços com horários flexíveis e um programa de higiene para adultos. Estas duas ações tem reduzido muito os antigos problemas desta faixa etária.


Dúvidas Frequentes:

O tratamento ortodôntico com aparelho fixo pode prejudicar meus dentes a longo prazo?

Infelizmente a resposta é sim! Tratamentos mal indicados e/ou mal conduzidos podem levar não só a problemas a longo prazo como também a curto prazo. Dentre os problemas mais comuns destaco a perda de osso e de gengiva que diminui a saúde dos dentes e na maioria das vezes impede um novo tratamento, caso este esteja realmente errado ou mal indicado, e com muita freqüência vemos o encurtamento das raízes dos dentes especialmente dos incisivos laterais superiores. Uma técnica que utilizamos em nossa clínica é a força leve nos aparelhos fixos com intervalos maiores entre as consultas, este procedimento é comprovadamente eficaz na conservação biológica do paciente. Mas somente isto não basta o controle da higiene e a experiência do profissional contam muito neste caso.

Usar aparelho depois da adolescência faz os dentes doerem mais?

Não. A dor é uma situação controlada no tratamento ortodôntico moderno seja pela técnica do ortodontista, seja pela prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos nas situações mais graves.

Eu preciso usar aparelho fixo mas ele chama muito a atenção. Quais as alternativas que eu tenho?

Esta é uma das perguntas mais freqüentes, principalmente quando o paciente tem uma função na qual o aparelho fixo seja anti-estético ou impeça a plenitude da sua função.

As alternativas atuais são a utilização do aparelho fixo de porcelana (transparente ou branco) que ajuda na estética pois o paciente não fica com o " sorriso metálico " que tanto desagrada algumas pessoas. O aparelho lingual (o aparelho fixo é colocado na parte de trás dos dentes) resolve o problemas estético mas cria um problema de sensibilidade pois a língua e outras partes moles da boca podem se ferir constantemente.

Mais recentemente temos a opção do INVISALIGN que denominado de aparelho invisível pois não utiliza o aparelho fixo para movimentar os dentes mas utiliza placas transparentes confeccionadas por computador fora do Brasil. Estas técnicas tem em comum um custo bastante elevado e isto faz com que alguns pacientes utilizem braquetes metálicos convencionais.

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA

É um conjunto de informações provenientes de fotografias extra-bucais e intra-bucais, radiografias e modelos de gesso, que o Ortodontista utiliza para realizar o seu diagnóstico.

Estes exames são realizados em centros especializados denominados de Centros Radiológicos Odontológicos. O paciente deverá se dirigir ao centro recomendado pelo seu ortodontista pois existem aspectos particulares de cada centro de radiologia que podem influenciar a qualidade dos exames.

  • Fotografias Extra e Intrabucais
  • Radiografias Panorâmicas
  • Telerradiografias Laterais
  • Telerradiografias Frontais
  • Telerradiografias da Mão e do Punho
  • Radiografias Periapicais
  • Modelos de Gesso

Nos últimos dois anos as radiografias passaram a ser digitais, ou seja, o aparelho de raios X é digital o que forneceu muita qualidade a imagem e também uma exposição menor do paciente aos raios X. Mas não deve-se confundir o scaneamento de radiografias convencionais com radiografias digitais. A digitalização das imagens já obtidas pelo método convencional facilitam o arquivamento eletrônico mas não diminuem a carga de raios X e nem melhoram a qualidade da radiografia.

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

Envolve o tratamentos odontológicos que são abordados com cirurgia. Embora a denominação de todo profissional de odontologia seja a de CIRURGIÃO-DENTISTA , apenas aqueles que cursaram uma especialização são denominados especialistas em CTBMF ou seja cirurgia e traumatologia buco (boca) maxilo ( parte óssea da boca) facial (ossos e tecidos moles que formam a boca e parte do pescoço).

Procedimentos considerados de rotina para o clinico geral como as extrações dentárias e as remoções dos dentes terceiros molares (SISOS) podem gerar complicações que vão de uma simples inflamação até infecções tão potentes que são tratadas apenas com internação hospitalar. Em nossa clínica todos os procedimentos cirúrgicos são realizados por especialistas em CTBMF que também são Médicos, ou seja estão totalmente capacitados para resolver qualquer problema esperado ou de emergência decorrentes de atos cirúrgicos.

IMPLANTODONTIA

Desde a sua utilização na reabilitação de pacientes com ausências dentárias a odontologia experimentou uma mudança sem precedentes. Pacientes antes condenados a utilizar próteses extensas e que se apoiavam em dentes sadios agora tem a oportunidade de utilizar uma estrutura que não depende de dentes vizinhos mas sim da interação de um cilindro de metal que se integra ao osso e depois pode ser utilizado como apoio para a utilização de uma prótese.

Por se tratar de um tema muito extenso, aconselhamos a todos os interessados em saber mais sobre os implantes dentários que se comuniquem com a Aloise Odontologia onde poderemos enviar material apropriado para esclarecer a sua duvida. Mas o que pode ser dito sem risco de erro, é que qualquer um que tenha tido a infeliz experiência de perder um dente pode com os implantes dentários ter a oportunidade de se reabilitar sem comprometer a sua estética ou a saúde de outros dentes.

CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL

Aguardando conteúdo

REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA

Aguardando conteúdo

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade